Domingo, 21 de Janeiro de 2018

Buscar  
Política

Publicada em 24/11/15 às 08:07h - 275 visualizações
Leitura do relatório preliminar de representação contra Cunha deverá ser nesta terça-feira

Da Agência Câmara Notícias


 (Foto: Reprodução l Agência Brasil)

O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), marcou para a esta terça-feira (24) a leitura do relatório preliminar apresentado pelo deputado Fausto Pinato (PRB-SP) sobre processo contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.


Araújo afirmou que pretende votar o relatório no dia 1º de dezembro. A leitura estava marcada para a última quinta-feira (19), mas uma questão de ordem impediu que a reunião fosse realizada.


Segundo o presidente do Conselho, o relator tem prazo de até dez dias para apresentar o parecer preliminar pela admissibilidade do processo, o que não o impede de fazê-lo antes.


Acusação e defesa


No processo contra Cunha, o Psol e a Rede argumentam que há divergências entre informações da Procuradoria-Geral da República (PGR) e o depoimento prestado pelo presidente à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras em março deste ano, quando negou ter contas bancárias no exterior não declaradas à Receita Federal.


Segundo o relator, após analisar a denúncia apresentada pela PGR, os depoimentos do lobista Júlio Camargo à Justiça Federal e também a transcrição do depoimento de Cunha, não restaram dúvidas de que há indícios suficientes para a investigação prosseguir no Conselho de Ética.


Eduardo Cunha afirma ser inocente e ressalta não ter cometido nenhuma irregularidade. Ele argumenta que o delator Júlio Camargo, que não havia citado o seu nome em depoimentos anteriores, foi pressionado pelo procurador-geral da República a mudar de versão para prejudicá-lo. Cunha diz que foi "escolhido" para ser investigado como parte de uma tentativa do governo de calar e retaliar a sua atuação política.


O presidente disse que os recursos usufruídos por ele no exterior vêm de negócios de venda de carne no continente africano. Ele mostrou passaportes a líderes partidários para comprovar dezenas de viagens na década de 80 a países da África.


Outra representação


Na reunião de terça-feira também deve ser apreciado o parecer preliminar do deputado Washington Reis (PMDB-RJ), referente à representação do PCdoB em desfavor do deputado Alberto Fraga (DEM-DF).


A ação foi movida pelo partido por causa de uma discussão, no Plenário, durante o debate de uma das medidas provisórias do ajuste fiscal.


Na ocasião, Alberto Fraga afirmou que "mulher que participa da política e bate como homem, tem que apanhar como homem", referindo-se à deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).


Fraga explicou que não fez apologia da violência física contra mulheres. "Eu disse que no meio político, na política, a mulher que bate como homem, tem que apanhar como homem. Agora, qualquer criança entende que esse 'bater como homem', eu estou me referindo ao aspecto das ideias. Não estou falando de agressão física", disse.


A reunião do Conselho de Ética está marcada para 14h30, em plenário a definir.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Redes Sociais


(32) 99811 - 2765

Publicidade Lateral
Hora Certa
Colunistas

Valber Augusto

Curiosidades marcam a primeira eleição direta do país, há 120 anos


Izaída Stela do Carmo Ornelas

Que valores são mesmo de valor? A que valores você dá valor?


Guanayr Jabour Amorim

TURISMO & DESENVOLVIMENTO


Enquete
Você é a favor da transmissão das reuniões da Câmara Municipal de Divino-MG?

 Sim
 Não

Estatísticas
Visitas: 1808697 Usuários Online: 163


Parceiros
Parceria de sucesso

Fique por dentrro dos principais acontecimentos de Divino e região!
Copyright (c) 2018 - Jornal O Impacto - Todos os direitos reservados