Domingo, 21 de Janeiro de 2018

Buscar  
Política

Publicada em 01/02/16 às 11:07h - 212 visualizações
Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Território Mata
Evento será realizado nesta terça-feira (2/2), em Juiz de Fora; nos encontros anteriores, 1.321 pessoas participaram

Jornal O Impacto


 (Foto: Jornal O Impacto)

O município de Juiz de Fora recebe nesta terça-feira (2/2) a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território Mata. Na ocasião, além de apresentar a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades anteriormente apontados pela população, será instalado o Colegiado Executivo, que ficará encarregado de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território.

"Os Colegiados Executivos terão a responsabilidade de acompanhar as ações do Governo, organizar e mobilizar a população para novas assembleias, assim como deliberar sobre a criação de grupos de trabalho para o debate constante em torno de temas pertinentes ao território", explica o coordenador-geral dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David.

O Território Mata é composto por 93 municípios, divididos em nove microterritórios. Nas etapas anteriores, 1.562 demandas foram levantadas pelas 1.321 pessoas presentes.

A Associação dos Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba, cidade localizada a 127 km de Juiz de Fora, marcou presença no Fórum. O presidente da entidade, Dário Gomes Bruno, pediu mais infraestrutura para as famílias que sobrevivem da coleta seletiva no município.

"Necessitamos de equipamentos adequados para desenvolvermos nossa atividade, como veículos próprios para recolher o material, além de cursos de qualificação", afirma. Segundo ele, os fóruns regionais representam uma chance histórica para a categoria melhorar as condições de trabalho.

 

Desenvolvimento integrado

As contribuições da sociedade serviram como base para a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) - documento que contém todos os projetos e atividades que o Executivo pretende implantar nos próximos quatro anos - e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento do Estado até 2027.

 

Etapa devolutiva

Os mais de 12 mil problemas/necessidades coletados por meio dos formulários de diagnóstico e debatidos por grupos temáticos, entre agosto e outubro de 2015, foram analisados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e categorizadas entre demandas de Custeio, Gestão, Pessoal e Investimentos. O material tratado foi enviado para todas as Secretarias, que ficaram responsáveis por indicar os caminhos possíveis para a solução de cada uma delas.

No início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Redes Sociais


(32) 99811 - 2765

Publicidade Lateral
Hora Certa
Colunistas

Valber Augusto

Curiosidades marcam a primeira eleição direta do país, há 120 anos


Izaída Stela do Carmo Ornelas

Que valores são mesmo de valor? A que valores você dá valor?


Guanayr Jabour Amorim

TURISMO & DESENVOLVIMENTO


Enquete
Você é a favor da transmissão das reuniões da Câmara Municipal de Divino-MG?

 Sim
 Não

Estatísticas
Visitas: 1808722 Usuários Online: 177


Parceiros
Parceria de sucesso

Fique por dentrro dos principais acontecimentos de Divino e região!
Copyright (c) 2018 - Jornal O Impacto - Todos os direitos reservados