As escolas municipais de São João del Rei reabriram nesta segunda-feira (6) depois de duas semanas fechadas para desinfecção. A medida foi tomada pela Prefeitura após mães de estudantes pedirem o fechamento devido a uma possível infecção por bactéria na cidade.
Desde o fim do mês de outubro, as mortes de três crianças são investigadas por uma doença ainda não identificada. Além disso, outras foram internadas, liberadas e são acompanhadas por equipes da Vigilância em Saúde.
Além de São João del Rei, outras cidades da região como Tiradentes, Conceição da Barra de Minas, Santa Cruz de Minas, Felício dos Santos e Ritápolis suspenderam as aulas, mas já retornaram.
No município de Barroso, as unidades de ensino também passaram por processo de desinfecção, contudo as atividades foram mantidas.
Diante dos casos relatados como de infecção generalizada, foi iniciado a elaboração do “Protocolo de Choque Séptico” para os profissionais de saúde, enquanto o “Protocolo de Atendimento às Faringoamigdalites e o Fluxograma de Atendimento” está em fase de diagramação para treinamento dos trabalhadores.
Em relação aos testes comprados para identificação dos casos suspeitos de infecção pela Streptococcus, a aplicação ainda não foi iniciada.
Fonte: G1 Zona da Mata