noticias860 São João del Rei - Escolas municipais são reabertas após mortes de crianças por doença misteriosa

Brasil

São João del Rei - Escolas municipais são reabertas após mortes de crianças por doença misteriosa

Desde o fim do mês de outubro, óbitos são investigados. Outros colégios da região também tiveram atividades suspensas.

Publicada em 06/11/2023 às 14:24h - 698 visualizações - Jornal O Impacto

Compartilhe nas redes sociais

São João del Rei - Escolas municipais são reabertas após mortes de crianças por doença misteriosa



As escolas municipais de São João del Rei reabriram nesta segunda-feira (6) depois de duas semanas fechadas para desinfecção. A medida foi tomada pela Prefeitura após mães de estudantes pedirem o fechamento devido a uma possível infecção por bactéria na cidade.

Desde o fim do mês de outubro, as mortes de três crianças são investigadas por uma doença ainda não identificada. Além disso, outras foram internadas, liberadas e são acompanhadas por equipes da Vigilância em Saúde.

Além de São João del Rei, outras cidades da região como TiradentesConceição da Barra de MinasSanta Cruz de Minas, Felício dos Santos e Ritápolis suspenderam as aulas, mas já retornaram.

No município de Barroso, as unidades de ensino também passaram por processo de desinfecção, contudo as atividades foram mantidas.

 

Cronologia dos fatos

 

 

  • 23 de outubro: Kamilla de Melo Silveira, de 10 anos, que morava com a família na zona rural do município morreu após passar mal. Em nota emitida pela Prefeitura, a causa da morte foi disfunção de múltiplos órgãos como consequência de um choque séptico. Em exames, a Funed e a Secretaria de Estado de Saúde descartaram óbito pela bactéria Streptococcus.
  •  
  • 23 de outubro: ainda na mesma data foi divulgado que outras duas crianças, de 3 e 10 anos, morreram com sintomas parecidos, como dor de garganta, febre, vômitos, manchas e erupções na pele.
  •  
  • 24 de outubro: um dia depois, a Funed confirmou que uma menina de 9 anos, que chegou a ficar 16 dias internadas, teve contato com a bactéria Streptococcus sp. alfa-hemolítico. Ela se recuperou e teve alta.
  •  
  • 27 de outubro: Em Santa Cruz de Minas, município vizinho a São João del Rei, um garoto de 8 anos também apresentou quadro clínico parecido e precisou ser transferido para Belo Horizonte. O estado de saúde dele não foi informado.

Investigações seguem

 

Diante dos casos relatados como de infecção generalizada, foi iniciado a elaboração do “Protocolo de Choque Séptico” para os profissionais de saúde, enquanto o “Protocolo de Atendimento às Faringoamigdalites e o Fluxograma de Atendimento” está em fase de diagramação para treinamento dos trabalhadores.

Em relação aos testes comprados para identificação dos casos suspeitos de infecção pela Streptococcus, a aplicação ainda não foi iniciada.

 

Fonte: G1 Zona da Mata

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Jornal O Impacto Nosso Whatsapp (32) 998112765
Visitas: 524657 Usuários Online: 56
Copyright (c) 2025 - Jornal O Impacto
Converse conosco pelo Whatsapp!