Na noite deste domingo (2/11), a coluna Mirelle Pinheiro teve acesso ao documento que lista os 115 suspeitos mortos em confronto com a polícia durante a megaoperação realizada contra o Comando Vermelho (CV) na última terça-feira (28/10).
Segundo o levantamento, todos os identificados são homens — os dois ainda não reconhecidos não possuem registro papiloscópico, de arcada dentária ou de DNA.
A jovem conhecida como “Penélope” ou “Japinha do CV”, que circulou nas redes como uma das possíveis vítimas, não aparece na lista oficial. Ela é apontada em investigações preliminares como integrante da facção, com função de proteger rotas de fuga e pontos de venda de drogas. Apesar da divulgação de uma foto atribuída a ela, a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) não confirmou a informação sobre sua morte.
O documento também aponta que 59 dos mortos tinham mandados de prisão pendentes e 97 possuíam histórico criminal. Outros 12 apresentavam indícios de envolvimento com o tráfico em suas redes sociais. De acordo com a PCERJ, pelo menos 109 dos 115 mortos tinham ligação direta com o Comando Vermelho.
Outro dado que chama atenção é que 54% dos envolvidos não eram do Rio de Janeiro. Entre os 62 suspeitos de outros estados, há 19 do Pará, 12 da Bahia, 9 do Amazonas, 9 de Goiás, 4 do Ceará, 3 do Espírito Santo, 2 da Paraíba, e 1 de São Paulo, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal — revelando a presença de chefes de facções criminosas de 11 estados, espalhados por quatro regiões do país.
?Fonte: Coluna Mirelle Pinheiro / PCERJ
Nosso Whatsapp (32) 998112765