noticias180 Viçosa - Dois casos suspeitos de febre maculosa na cidade

Brasil

Viçosa - Dois casos suspeitos de febre maculosa na cidade

Os moradores que apresentaram os sintomas circularam pela zona rural do município. Amostras de exames estão em análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte

Publicada em 27/06/2023 às 17:43h - 689 visualizações - Jornal O Impacto

Compartilhe nas redes sociais

Viçosa - Dois casos suspeitos de febre maculosa na cidade



A Prefeitura de Viçosa confirmou que há dois casos suspeitos de febre maculosa sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) na cidade. Os dois moradores que apresentaram os sintomas circularam pela zona rural do município.

Os pacientes passam bem e não precisaram ser internados, ambos estão sendo monitorados. Os agendes de endemias do município fizeram os procedimentos de alerta, recomendados pelo Ministério da Saúde, sobre o perigo de acessar a área contaminada. Não foi informado qual a localização do sítio.

 

As amostras de sangue estão com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Segundo a Prefeitura, ainda não há previsão de quando os resultados sejam divulgados. A organização é considerada o Laboratório de Referência Nacional para febre maculosa e outras riquetsioses.

 

Assim como o Brasil, Minas Gerais apresenta situação de alerta com relação à febre maculosa, devido o crescente número de casos e óbitos confirmados pela doença. Somente no estado, foram registradas duas mortes e confirmados nove casos da doença.

 

O que é a febre maculosa

 

 

Segundo a SES-MG, a febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves, com elevada taxa de letalidade.

É transmitida por um carrapato infectado, principalmente a espécie carrapato-estrela, que pode se hospedar em capivaras.

 

Sintomas

 

A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

 

  • Febre;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia e dor abdominal;
  • Dor muscular constante;
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
  • Gangrena nos dedos e orelhas;
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Jornal O Impacto Nosso Whatsapp (32) 998112765
Visitas: 524620 Usuários Online: 51
Copyright (c) 2025 - Jornal O Impacto
Converse conosco pelo Whatsapp!