A Prefeitura Municipal de Carangola informou nesta quarta-feira 25, a exoneração do Secretário Municipal de Saúde Ralph Anchieta Machado, assumindo no seu lugar Camila Andrade.
Em nota divulgada nas redes sociais da Prefeitura, o prefeito Silas Vieira esclarece que a exoneração é decorrente de um Termo de Cooperação firmado com o Ministério Público de Minas Gerais.
Segundo o Prefeito “tão logo tomamos conhecimento de denúncias envolvendo o ex-Secretário, me coloquei a disposição do Ministério Público para colaborar com as investigações”.
Assim, em 25 de maio foi instaurado sindicância de acordo com a Portaria Municipal n.º 731 para apuração interna de supostas irregularidades tendo o ex-Secretário Municipal como alvo das denúncias.
As investigações ocorrem em sigilo para preservar os fatos visando não atrapalhar o andamento dos trabalhos, principalmente do Ministério Público.
Com o foco voltado para a preservação dos recursos públicos envolvidos na investigação, e atendendo o Termo de Cooperação firmado, a exoneração do Secretário somente ocorreu após recomendação do Ministério Público Estadual e o bloqueio de valores na conta particular do ex–Secretário ocorrido na data de 24 de outubro.
A Prefeitura ainda esclarece que, além da exoneração, foi instaurado Procedimento Administrativo Disciplinar contra o ex- Secretário, tendo em vista que ele é ocupante de cargo de provimento efetivo.
O Prefeito Silas Vieira conclui que não compactua com qualquer tipo de ilegalidade no trato com o dinheiro público. As apurações ainda estão em andamento e sob sigilo.
"Continuaremos colaborando com as investigações, reafirmando nosso compromisso com a gestão pública íntegra e a continuidade dos serviços essenciais à comunidade de Carangola”, conclui a nota oficial da Prefeitura.
Fonte: Destaque Diário
O Jornal O Impacto está à disposição dos órgãos competentes e do ex-secretário Ralph, para esclarecer fatos à população a qualquer momento.