Na sexta-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta sobre o risco à saúde devido à temperatura 5ºC acima da média na região de Muriaé. O aviso, que é válido por 03 a 05 dias, foi confirmado neste domingo (17), quando os termômetros registraram altíssimas temperaturas nas ruas da cidade, atingindo cerca de 39 e 40 graus por volta das 14 horas. Segundo informações da Defesa Civil de Muriaé, a temperatura oficial chegou a 38 graus.
A situação climática preocupa, a Defesa Civíl alerta para a continuidade da onda de calor durante a primeira metade da semana, com máximas podendo chegar aos 37°C até quarta-feira. Contudo, a previsão é de uma significativa queda de temperatura na sexta-feira (22), com uma média de até sete graus a menos. No entanto, essa mudança será acompanhada por uma massa de ar frio, que pode trazer consigo chuvas fortes e ventos intensos entre quinta e sexta-feira.
Fonte: Radio Muriaé
Diante dessas condições climáticas extremas, a Defesa Civil e outros órgãos de saúde recomendam a população a adotar medidas preventivas para proteger a saúde. Algumas orientações incluem:
É importante ressaltar que o aumento das temperaturas pode causar efeitos prejudiciais à saúde humana, como insolação, desmaios, desidratação e doenças de pele. Portanto, é fundamental que a população esteja atenta e siga todas as orientações para evitar complicações de saúde decorrentes do clima adverso.