noticias539 Vieiras-MG: Prefeito e vice de Vieiras respondem a ação por supostas irregularidades nas eleições de 2024

Região

Vieiras-MG: Prefeito e vice de Vieiras respondem a ação por supostas irregularidades nas eleições de 2024

Publicada em 25/02/2025 às 09:03h - 1214 visualizações - Mayco Lima

Compartilhe nas redes sociais

Vieiras-MG: Prefeito e vice de Vieiras respondem a ação por supostas irregularidades nas eleições de 2024


O prefeito reeleito de Vieiras, Ricardo Celles Maia, e seu vice, Antônio Gouvea Passos, estão sendo investigados em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida pela Coligação A Esperança Vai Vencer (PDT, PSB e Federação Brasil da Esperança – PT/PCdoB/PV). A ação apura supostas condutas vedadas durante o período eleitoral de 2024.

De acordo com a denúncia, os investigados teriam utilizado seus cargos para obter vantagens políticas, o que configuraria abuso de poder. Entre as acusações estão contratação irregular de servidores, concessão de benefícios para exploração de táxi, distribuição de benefícios sociais em período vedado, doação de imóveis públicos e uniformes escolares, além do uso de símbolos municipais em publicações e adesivagem de veículos oficiais com propaganda eleitoral. O documento também aponta um suposto aumento significativo nos gastos com publicidade durante o período eleitoral.

Defesa nega irregularidades

Em contestação, a defesa do prefeito e do vice-prefeito nega qualquer prática ilegal e argumenta que todas as ações seguiram normas administrativas e orçamentárias. Segundo os investigados, as contratações ocorreram por necessidade emergencial, a concessão de táxis foi regular e onerosa, e os programas sociais, assim como as doações, já estavam previstos no orçamento municipal.

Além disso, alegam que a divulgação da 3ª Expo Agrocultural de Vieiras tinha caráter informativo, sem intenção eleitoral, e que os veículos mencionados na ação não pertencem à Prefeitura. Sobre os gastos com publicidade, a defesa afirma que se tratava da contratação de serviços gráficos, sem viés de autopromoção.

Os investigados também questionam a legitimidade do vice-prefeito na ação e defendem que a Prefeitura de Vieiras deveria ser incluída no processo.

Após diligências e a realização de audiência para colheita de provas, o Ministério Público Eleitoral, a coligação autora da ação e os investigados apresentaram suas alegações finais dentro do prazo legal. O caso segue em tramitação e aguarda decisão da Justiça Eleitoral.

FONTE - RÁDIO MURIAÉ




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Jornal O Impacto Nosso Whatsapp (32) 998112765
Visitas: 439242 Usuários Online: 55
Copyright (c) 2025 - Jornal O Impacto
Converse conosco pelo Whatsapp!