noticias511 MG registra nova morte por febre maculosa; caso foi em Caratinga

Região

MG registra nova morte por febre maculosa; caso foi em Caratinga

Estado soma cinco mortes pela doença em 2025, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.

Publicada em 16/10/2025 às 09:43h - 1013 visualizações - Antenor Gonçalves Neto - DRT: 18.587/MG


MG registra nova morte por febre maculosa; caso foi em Caratinga



Minas Gerais confirmou uma nova morte por febre maculosa. O caso foi registrado em Caratinga, na Região dos Vales de Minas Gerais, segundo boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com dados atualizados até 13 de outubro.

Esse foi o primeiro caso confirmado na cidade. Além deste, outros três casos foram confirmados em Minas Gerais: Contagem, Pedro Leopoldo e Matozinhos.

Com isso, Matozinhos passa a ter três casos confirmados da doença neste ano, dois deles com morte. Já o estado soma cinco mortes pela doença em 2025.

O boletim também aponta um novo caso suspeito em Belo Horizonte. A capital tem cinco confirmações da doença, de acordo com a SES-MG.

Febre maculosa

Conforme a SES-MG, a febre maculosa é uma doença grave, transmitida pela picada de carrapatos infectados. O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são fundamentais para evitar complicações e óbitos. Veja, abaixo, as orientações da pasta:

A principal forma de prevenção é evitar o contato com os carrapatos. Para isso, recomenda-se o uso de roupas claras, de mangas compridas, calçados fechados e meias de cano alto em áreas de mata, pasto ou locais com presença de animais. O uso de repelentes à base de icaridina também é eficaz.

Após atividades em áreas de risco, é importante examinar cuidadosamente o corpo e os animais de estimação, retirando imediatamente eventuais carrapatos com o auxílio de pinça.

Também é recomendada a capina e limpeza regular de quintais e terrenos, além do uso de carrapaticidas em cães, cavalos e bois, conforme orientação veterinária. Quanto mais cedo o carrapato for retirado do corpo, menor a chance de transmissão da bactéria causadora da doença.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Jornal O Impacto Nosso Whatsapp (32) 998112765
Visitas: 1013436 Usuários Online: 63
Copyright (c) 2025 - Jornal O Impacto - Zona da Mata em foco!
Converse conosco pelo Whatsapp!